Aqui estão as minhas reflexões diárias.
Trata-se de um breve resumo das atividades diárias relacionadas ao aprendizado e prática das competências de liderança.
PRIMEIRA SEMANA - DE 28 de JANEIRO a 04 de FEVEREIRO DE 2012.
Sábado 28 de janeiro de 2012
Iniciei o dia na presença de Deus. Meditei em Jeremias capitulo 1. Deus reafirmou Seus planos para a minha vida por meio das palavras que disse a Jeremias ao chamá-lo para o ministério. Antes mesmo de eu ser formado no ventre da minha mãe, Deus já tinha planos para mim. Que responsabilidade e privilégio. Deus deu uma missão específica para Jeremias e afirmou à ele que se não fizesse sua parte ou não seguisse Suas instruções, seria afastado da missão. As palavras do Senhor a Jeremias foram para mim hoje. Dá-me humildade e coragem Senhor, para te seguir e não me afastar da missão em meio ás dificuldades do caminho.
Tive a responsabilidade de apresentar o novo pastor do distrito Itapoã. Fomos em cinco igrejas, na última o pastos Helder Campanate pregou um lindo sermão missionário baseado na história da endemoniado de Gadara. Fiquei feliz em ver brilho nos olhos do pastor e muita vontade de servir a igreja na missão de pregar o evangelho.
Almoçamos juntos com os membros da igreja sede do seu distrito e após o almoço, fomos para a casa dele para conversarmos. Em meio as caixas e moveis ainda desordenados da mudança, tiramos o pó de uma mesa, assentamo-nos e conversamos por quatro horas. Minha maior realização é passar tempo a sós com alguém e de alguma maneira poder ser útil. Contamos nossas histórias um ao outro; partilhamos nossa visão de igreja, ministério e desafios; deixamos Deus nos falar por meio da Sua Palavra e oramos juntos um pelo outro.
Meu dia terminou cedo, fui dormir as 19h30.
___
Domingo, 29 de janeiro de 2012
Pela graça de Deus, Ele me atraiu à Sua presença nesta manhã. Após o estudo da lição da Escola Sabatina, Deus me falou por meio do capitulo dois de Jeremias. Duras consequências sobrevêm aos que não se submetem ao Senhor e buscam solução em si mesmos ou nos deuses.
Passei parte da manhã no Catre com a liderança jovem da APlaC. Fui convidado para palestrar sobre discipulado na convenção J.A. Foi um momento de profunda reflexão. Ao interagir com a platéia sobre o cumprimento ou não da Grande Comissão, eles demonstraram insatisfação em relação a condição espiritual dos jovens e com o auto índice de apostasia. Refletimos a respeito da obra que temos que desempenhar que vai muito além de preparar programas e eventos para a juventude. Com base em Mateus 11:28-30 concluimos que ser discípulo de Cristo é: andar com Cristo, aprender de Cristo para sermos transformados à semelhança de Cristo. Por fim, decidimos que o item principal da nossa agenda será fazer discípulos, ou seja: ajudar alguém a andar com Cristo, ensinar de Cristo para alguém e ajudar alguém a ser transformado à semelhança de Cristo.
A princípio estava um pouco receoso em abordar esse tema, pois os líderes jovens apreciam a realização de eventos e programas. Todavia, fiquei surpreso com a reação deles ao demonstrarem grande interesse no assunto. Percebi que os líderes de jovens estão cansados de inventar tantas novidades para manter os jovens na igreja, para, lamentavelmente assisti-los se afastando, cada vez mais, dos caminhos do Senhor.
Ajudei minha esposa a preparar o almoço e dediquei o período da tarde para a família. ___
Segunda, 30 de janeiro de 2012
Estudar a vida e as mensagens do profeta Jeremias tem me proporcionado bons momentos de reflexão. O destaque da mensagem hoje foi a iniciativa de Deus em pastorear Seu povo enviando pastores que governarão do Seu jeito. Segundo Ele, esses pastores irão liderar com inteligência e sabedoria. Orei a Deus pedindo que me torne pastor segundo o Seu coração.
O trabalho em equipe hoje no escritório da APlaC foi intenso e compensador. Planejamos o que acontecerá no Concilio Pastoral. Cada um de nós tomou conhecimento da sua parte e alinhamos o foco do concilio em torno das nossas metas crucialmente importantes.
Terça, 31 de janeiro de 2012
O Senhor me falou por intermédio do profeta Jeremias convidando-me para voltar para Ele de verdade, abandonando os pecados que nos separam. Luto com o orgulho de um coração perverso e traidor que aprecia ser autônomo e autoconfiante.
A nossa equipe foi mais cedo para o local do Concílio. Sentamos em formato de mesa redonda e compartilhamos a nossa história uns com os outros. Emocionamo-nos e louvamos a Deus pela maneira como Ele nos guiou e nos chamou para o ministério. Percebemos também que nossas histórias possuem elementos comuns. Assim, identificamo-nos uns com os outros em vários aspectos.
A primeira atividade que fizemos com os demais pastores na parte da tarde, foi ouvir as suas histórias. Como isso uniu o grupo. Estou cada vez mais seguro de que uma das competências de um grande líder está na habilidade, paciência e interesse em ouvir as histórias dos seus liderados. Isso nos aproxima deles e nos ajuda a entendê-los e aceitá-los.
Quarta, 01 de fevereiro de 2012
Despeitei mais cedo hoje. Formei um quarteto com os colegas e decidimos visitar os quartos dos colegas cantando melodias para desperta-los as 06h00 da manhã. Perceber a satisfação deles foi gratificante. A meditação nas palavras de Jeremias me fez pensar em crescimento hoje. O Senhor ordenou que as videiras fossem arrancadas e podadas, pois o crescimento não tinha vindo do Senhor. Fiquei pensando sobre o falso crescimento. Aquele que não é genuíno. Almejo um crescimento saudável e natural, vindo da parte de Deus.
Continuamos no concílio e continuamos trabalhando em grupos.
Fui impressionado mais uma vez com o foco do pastor Helder Roger (presidente da UCoB). Ele abordou o assunto do crescimento. O quadro comparativo de
crescimento em número de membros da União nos deixou tristes e pensativos. Ganhamos 9.329 novos membros e perdemos 11.316. Segundo o pastor Helder, entre outras coisas o crescimento está associado à obediência as ordens de Deus. Seu seminário foi um convite à ordem que Deus nos deu para fazermos discípulos.
___
Quinta, 02 de fevereiro de 2012
Acordamos cedo de novo. Desta vez iniciamos a serenata matutina com um dueto e ganhamos um reforço no meio da tarefa. Mais um presente de gratidão ao ver a satisfação dos colegas. É muito bom servir.
Passei bons momentos em oração. Especificamente pedi a Deus que atuasse em minha liderança. Estamos trabalhando em um formato em que todos os departamentais da Associação estão responsáveis por discipular um grupo de pastores distritais. Estávamos para lançar o plano de implantação de Pequenos Grupos e estava certo de que os demais departamentais precisavam ser treinados quanto ao acompanhamento que deveriam dar aos pastores quanto a implantação dos Pequenos Grupos em seus distritos. Como diria isso à eles? Após apresentar o plano de implantação aos distritais, fui surpreendido com a manifestação dos departamentais me procurando e solicitando que os ensinassem sobre Pequenos Grupos para poderem auxiliar os distritais que eles estão discipulando.
Deus tem especial cuidado em fornecer auxilio no desempenho da liderança servidora. Amém!
___
Sexta, 03 de fevereiro de 2012
Depois de uma semana de intensas atividades e ausência de casa. Separei o dia de hoje para estar em casa com a família e filhos. Contei a história bíblica da criação e da entrada do pecado para meus filhos. Cantamos e oramos juntos. Meus filhos oraram pela recuperação de minha garganta.
Auxiliei minha esposa no preparo do almoço e fiz algo que há tempo não fazia: tirei uma soneca depois do almoço. Na parte da tarde fomos às lojas comprar um par de tênis para o meu filho. Após o pôr-do-sol minha esposa saiu para uma reunião da escola sabatina e eu fiquei assistindo vídeos de testemunhos com meus filhos. Sou responsável em liderá-los aos pés do Salvador.
Sábado 04 de fevereiro de 2012
Estive pregando na igreja sede do distrito Recanto das Emas. Um sermão missionário. Na verdade, a abordagem motivacional para o trabalho missionário tem me incomodado. Realmente creio que não haveria necessidades de pregarmos tantos sermões com o objetivo de convencermos aos cristãos da necessidade de pregarem o evangelho. Perdemos tempo tentando motivar pessoas mortas. Nossa maior necessidade evangelística é de avivamento. No livro Grande Conflito, 60 - Ellen White afirma que “o primeiro impulso de um coração regenerado é levar outros também ao salvador”. Segundo ela, “não há pessoa verdadeiramente convertida que viva vida inútil e ociosa”.(parábola de Jesus, 280) Charles Spurgeon corrobora com esse raciocínio ao afirmar que “Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor”.
Na parte da tarde ao participar do lançamento da Jornada Espiritual IV para os lideres da APlaC no DF, fui impactado com o fervor nas canções e nas orações. O Espírito Santo estava ali, reavivando a sua igreja.
Trata-se de um breve resumo das atividades diárias relacionadas ao aprendizado e prática das competências de liderança.
PRIMEIRA SEMANA - DE 28 de JANEIRO a 04 de FEVEREIRO DE 2012.
Sábado 28 de janeiro de 2012
Iniciei o dia na presença de Deus. Meditei em Jeremias capitulo 1. Deus reafirmou Seus planos para a minha vida por meio das palavras que disse a Jeremias ao chamá-lo para o ministério. Antes mesmo de eu ser formado no ventre da minha mãe, Deus já tinha planos para mim. Que responsabilidade e privilégio. Deus deu uma missão específica para Jeremias e afirmou à ele que se não fizesse sua parte ou não seguisse Suas instruções, seria afastado da missão. As palavras do Senhor a Jeremias foram para mim hoje. Dá-me humildade e coragem Senhor, para te seguir e não me afastar da missão em meio ás dificuldades do caminho.
Tive a responsabilidade de apresentar o novo pastor do distrito Itapoã. Fomos em cinco igrejas, na última o pastos Helder Campanate pregou um lindo sermão missionário baseado na história da endemoniado de Gadara. Fiquei feliz em ver brilho nos olhos do pastor e muita vontade de servir a igreja na missão de pregar o evangelho.
Almoçamos juntos com os membros da igreja sede do seu distrito e após o almoço, fomos para a casa dele para conversarmos. Em meio as caixas e moveis ainda desordenados da mudança, tiramos o pó de uma mesa, assentamo-nos e conversamos por quatro horas. Minha maior realização é passar tempo a sós com alguém e de alguma maneira poder ser útil. Contamos nossas histórias um ao outro; partilhamos nossa visão de igreja, ministério e desafios; deixamos Deus nos falar por meio da Sua Palavra e oramos juntos um pelo outro.
Meu dia terminou cedo, fui dormir as 19h30.
___
Domingo, 29 de janeiro de 2012
Pela graça de Deus, Ele me atraiu à Sua presença nesta manhã. Após o estudo da lição da Escola Sabatina, Deus me falou por meio do capitulo dois de Jeremias. Duras consequências sobrevêm aos que não se submetem ao Senhor e buscam solução em si mesmos ou nos deuses.
Passei parte da manhã no Catre com a liderança jovem da APlaC. Fui convidado para palestrar sobre discipulado na convenção J.A. Foi um momento de profunda reflexão. Ao interagir com a platéia sobre o cumprimento ou não da Grande Comissão, eles demonstraram insatisfação em relação a condição espiritual dos jovens e com o auto índice de apostasia. Refletimos a respeito da obra que temos que desempenhar que vai muito além de preparar programas e eventos para a juventude. Com base em Mateus 11:28-30 concluimos que ser discípulo de Cristo é: andar com Cristo, aprender de Cristo para sermos transformados à semelhança de Cristo. Por fim, decidimos que o item principal da nossa agenda será fazer discípulos, ou seja: ajudar alguém a andar com Cristo, ensinar de Cristo para alguém e ajudar alguém a ser transformado à semelhança de Cristo.
A princípio estava um pouco receoso em abordar esse tema, pois os líderes jovens apreciam a realização de eventos e programas. Todavia, fiquei surpreso com a reação deles ao demonstrarem grande interesse no assunto. Percebi que os líderes de jovens estão cansados de inventar tantas novidades para manter os jovens na igreja, para, lamentavelmente assisti-los se afastando, cada vez mais, dos caminhos do Senhor.
Ajudei minha esposa a preparar o almoço e dediquei o período da tarde para a família.
___
Segunda, 30 de janeiro de 2012
Estudar a vida e as mensagens do profeta Jeremias tem me proporcionado bons momentos de reflexão. O destaque da mensagem hoje foi a iniciativa de Deus em pastorear Seu povo enviando pastores que governarão do Seu jeito. Segundo Ele, esses pastores irão liderar com inteligência e sabedoria. Orei a Deus pedindo que me torne pastor segundo o Seu coração.
O trabalho em equipe hoje no escritório da APlaC foi intenso e compensador. Planejamos o que acontecerá no Concilio Pastoral. Cada um de nós tomou conhecimento da sua parte e alinhamos o foco do concilio em torno das nossas metas crucialmente importantes.
Terça, 31 de janeiro de 2012
O Senhor me falou por intermédio do profeta Jeremias convidando-me para voltar para Ele de verdade, abandonando os pecados que nos separam. Luto com o orgulho de um coração perverso e traidor que aprecia ser autônomo e autoconfiante.
A nossa equipe foi mais cedo para o local do Concílio. Sentamos em formato de mesa redonda e compartilhamos a nossa história uns com os outros. Emocionamo-nos e louvamos a Deus pela maneira como Ele nos guiou e nos chamou para o ministério. Percebemos também que nossas histórias possuem elementos comuns. Assim, identificamo-nos uns com os outros em vários aspectos.
A primeira atividade que fizemos com os demais pastores na parte da tarde, foi ouvir as suas histórias. Como isso uniu o grupo. Estou cada vez mais seguro de que uma das competências de um grande líder está na habilidade, paciência e interesse em ouvir as histórias dos seus liderados. Isso nos aproxima deles e nos ajuda a entendê-los e aceitá-los.
Quarta, 01 de fevereiro de 2012
Despeitei mais cedo hoje. Formei um quarteto com os colegas e decidimos visitar os quartos dos colegas cantando melodias para desperta-los as 06h00 da manhã. Perceber a satisfação deles foi gratificante. A meditação nas palavras de Jeremias me fez pensar em crescimento hoje. O Senhor ordenou que as videiras fossem arrancadas e podadas, pois o crescimento não tinha vindo do Senhor. Fiquei pensando sobre o falso crescimento. Aquele que não é genuíno. Almejo um crescimento saudável e natural, vindo da parte de Deus.
Continuamos no concílio e continuamos trabalhando em grupos.
Fui impressionado mais uma vez com o foco do pastor Helder Roger (presidente da UCoB). Ele abordou o assunto do crescimento. O quadro comparativo de
crescimento em número de membros da União nos deixou tristes e pensativos. Ganhamos 9.329 novos membros e perdemos 11.316. Segundo o pastor Helder, entre outras coisas o crescimento está associado à obediência as ordens de Deus. Seu seminário foi um convite à ordem que Deus nos deu para fazermos discípulos.
___
Quinta, 02 de fevereiro de 2012
Acordamos cedo de novo. Desta vez iniciamos a serenata matutina com um dueto e ganhamos um reforço no meio da tarefa. Mais um presente de gratidão ao ver a satisfação dos colegas. É muito bom servir.
Passei bons momentos em oração. Especificamente pedi a Deus que atuasse em minha liderança. Estamos trabalhando em um formato em que todos os departamentais da Associação estão responsáveis por discipular um grupo de pastores distritais. Estávamos para lançar o plano de implantação de Pequenos Grupos e estava certo de que os demais departamentais precisavam ser treinados quanto ao acompanhamento que deveriam dar aos pastores quanto a implantação dos Pequenos Grupos em seus distritos. Como diria isso à eles? Após apresentar o plano de implantação aos distritais, fui surpreendido com a manifestação dos departamentais me procurando e solicitando que os ensinassem sobre Pequenos Grupos para poderem auxiliar os distritais que eles estão discipulando.
Deus tem especial cuidado em fornecer auxilio no desempenho da liderança servidora. Amém!
___
Sexta, 03 de fevereiro de 2012
Depois de uma semana de intensas atividades e ausência de casa. Separei o dia de hoje para estar em casa com a família e filhos. Contei a história bíblica da criação e da entrada do pecado para meus filhos. Cantamos e oramos juntos. Meus filhos oraram pela recuperação de minha garganta.
Auxiliei minha esposa no preparo do almoço e fiz algo que há tempo não fazia: tirei uma soneca depois do almoço. Na parte da tarde fomos às lojas comprar um par de tênis para o meu filho. Após o pôr-do-sol minha esposa saiu para uma reunião da escola sabatina e eu fiquei assistindo vídeos de testemunhos com meus filhos. Sou responsável em liderá-los aos pés do Salvador.
Sábado 04 de fevereiro de 2012
Estive pregando na igreja sede do distrito Recanto das Emas. Um sermão missionário. Na verdade, a abordagem motivacional para o trabalho missionário tem me incomodado. Realmente creio que não haveria necessidades de pregarmos tantos sermões com o objetivo de convencermos aos cristãos da necessidade de pregarem o evangelho. Perdemos tempo tentando motivar pessoas mortas. Nossa maior necessidade evangelística é de avivamento. No livro Grande Conflito, 60 - Ellen White afirma que “o primeiro impulso de um coração regenerado é levar outros também ao salvador”. Segundo ela, “não há pessoa verdadeiramente convertida que viva vida inútil e ociosa”.(parábola de Jesus, 280) Charles Spurgeon corrobora com esse raciocínio ao afirmar que “Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor”.
Na parte da tarde ao participar do lançamento da Jornada Espiritual IV para os lideres da APlaC no DF, fui impactado com o fervor nas canções e nas orações. O Espírito Santo estava ali, reavivando a sua igreja.